© 2016 Vivan Wolff - wolffcoaching@gmail.com

O MELHOR EXEMPLO QUE EU POSSO SER PARA MEUS FILHOS

Durante meus estudos sobre Habilidades Socio-Emocionais, comecei a encontrar tristes artigos sobre a evolução das jovens profissionais no mercado de trabalho.

 

Devido à pouca autoestima, muitas desistem de carreiras promissoras ou de lutar por um bom salário. Existe uma falta de coragem e de confiança para defender escolhas e conviver em ambientes onde o homem culturalmente leva vantagem. Como mãe de duas meninas e um menino, tenho uma preocupação constante sobre como criá-los para que consigam vencer essas barreiras, se respeitem como iguais e se valorizem mutuamente. Também acredito ser inevitável que o modelo de mulher que represento e as mensagens que passo, muitas vezes sem perceber, influenciam valores e habilidades comportamentais em cada um deles.

 

Para meu filho, tenho muito claro que quero passar o respeito e a admiração pelas mulheres,  a importância de ajudar em casa, a tratar a todos iguais independente do gênero. Ainda vejo mães que acreditam que o filho não precisa fazer nada enquanto as filhas devem tirar a mesa, cuidar do pai, agir de forma “feminina” e responsável. Quando vejo um menino sendo criado assim, minha esperança é que ele mesmo desperte uma nova forma de pensar e agir ou então que nenhuma de minhas filhas jamais se apaixone por ele!!!

 

Com as minhas filhas, porém, quero ir além, pois sei que apesar de estarmos em um momento de crescente valorização da mulher, os artigos lidos me lembram das dificuldades que enfrentarão pelo caminho (como o filho daquela mãe!). Espero que, ao chegar à vida adulta, tenham interiorizado, com toda a confiança, que podem e têm todo o direito de trabalhar no que gostam, ser bem sucedidas, ganhar um salário tão bom quanto ou melhor que de seu parceiro e criar uma família onde as responsabilidades são dividas de forma consensuada e equilibrada.

 

Não podemos ensinar valores como ensinamos a somar um mais um, mas por meio do nosso exemplo como mãe, esposa e trabalhadora, podemos ser um modelo:

 

  • De confiança e auto-estima, acreditando em nós mesmas e em nossas escolhas;

  • De que “querer é poder”,  compartilhando com eles nossas conquistas e eventos de sucesso;

  • De gentileza e coragem,  tendo a gentileza como base das nossas ações e mostrando que é possível lutar pelo que se quer,  sem fazer mal aos outros;

  • De bem-estar e felicidade, nos respeitando e tomando decisões de vida baseadas em nossos valores;

  • De beleza e feminilidade, mostrando que essas qualidades não nos fazem menos competentes e sim mais fortes e seguras.

 

O Life Coaching ajuda você a conhecer seus valores. Quer conhecer os seus? Entre em contato comigo.