© 2016 Vivan Wolff - wolffcoaching@gmail.com

Você sabe dizer "não"?

October 26, 2017

 

Você sabe dizer “não”? Você consegue dizer “não” sem sentir culpa, medo ou angustia?

 

Dizer “não” é importante para impor limites, evitar situações que nos violentem e fundamental para conquistar respeito e chegarmos onde queremos chegar. Muitas vezes agimos baseados no medo de não sermos amados ou valorizados e vamos dizendo sim até que o peso de tanta condescendência nos sufoque.

 

Estabelecer limites é tomar as rédeas da própria vida, construir autoestima e fortalecer nossas fronteiras pessoais contra o desperdício de energia que o “sim a tudo” nos traz.

 

Mas aí entra uma questão mais complexa: você se conhece bem? Sabe quais são seus limites? Acha que tem o direito de dizer não, ou acredita que se fizer vai pagar um preço alto por isso? Autoconhecimento é fundamental para traçar a linha que divide aquilo que você pode negociar daquilo que é inegociável.

 

Te convido a fazer um teste: nos próximos 7 dias, diga NÃO para 3 coisas por dia.

 

Tente. Comece com uma coisa simples que está te deixando louca, mas que o resto do mundo parece pensar ser necessário, e pare de fazê-lo. Aos poucos vá avançando e tente dizer não a algo que realmente te fará mal se você disser sim.

 

Diga não para aquele chefe que pede reunião às 21h e te impede de ver teus filhos acordados, diga não para o colega que te pede um favor para o projeto dele e atrasa o deadline do teu, diga não para aquela amiga ou parente que sempre pede dinheiro emprestado e nunca devolve. Amavelmente, apenas diga não. Permita-se e sinta um novo músculo crescendo.

 

Passada a semana, avalie como foi. Veja como está a força da linha entre o sim e o não. Se sentir que ainda precisa de mais ajuda para entender onde você quer que esta linha delimitadora esteja, te convido a entrar em contato. Um novo ponto de vista ou até mesmo simples perguntas podem te gerar um insight, te fazer avançar e gerar uma mudança de vida para melhor. Vamos traçar essa linha juntas?

 

Please reload

Posts Em Destaque

Pé na estrada.

August 4, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

December 1, 2017

October 26, 2017

October 10, 2017

August 4, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags