© 2016 Vivan Wolff - wolffcoaching@gmail.com

Desacelerar é preciso.

July 25, 2017

 

Rotina agitada, excesso de compromissos, muita cobrança e pouco tempo livre. Tecnologia, que, ao mesmo tempo ajuda e oprime, deixando pessoas conectadas e disponíveis 24h por dia, permitindo que o urgente tire o foco do importante. Sobrecarga, angústia, cansaço. Soa familiar? Calma, você não está sozinho, todos nós passamos por isso.

 

A rotina moderna é repleta de obrigações, é normal que acabemos assumindo mais e mais compromissos e, para dar conta deles, aceleremos nossas vidas: almoçamos correndo, não conseguimos ler e-mails com calma, tomamos banho com pressa, etc. Mas, com o tempo, esse modo “acelerado” de funcionar nos prejudica. Sinais de estresse começam a aparecer. É nosso corpo pedindo para pisar no freio. Uma dica para a vida: quando seu corpo falar com você, escute.

 

Para reverter este quadro, é preciso uma reeducação: reprogramar nossa forma de pensar para desacelerar, seja na área profissional, seja na área pessoal. Nosso primeiro impulso é pensar “Não dá!”. Dá sim, é questão de priorizar e de se permitir. Ao fazer menos (em quantidade) acabamos conseguindo fazer mais (em qualidade).

 

Os gregos tinham duas palavras para designar tempo: Chronos e Kairós. Chronos é o tempo que podemos mensurar (ex: quantos dias faltam para o seu aniversário). Kairós é um tempo variável, que poderia ser traduzido como “o momento oportuno”, ou “o tempo de Deus” (ex: o tempo que leva para uma colheita ou para o nascimento de um bebê). Chronos é definido, Kairós é uma incógnita que não controlamos.

 

Temos a mania de querer controlar tudo, ignorando que muitos dos tempos da nossa vida são Kairós.

 

Saboreie uma refeição com calma, passeie sem pressa, observando a paisagem. Permita-se um tempo sem restrição de horário com sua família ou amigos. Pense no seu corpo como uma máquina, que se funcionar muito tempo acima da capacidade, pode apresentar problemas e certamente perderá rendimento.

 

Faça o teste: desacelere. Você vai descobrir que tem muito mais a ganhar do que a perder.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Pé na estrada.

August 4, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

December 1, 2017

October 26, 2017

October 10, 2017

August 4, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags