© 2016 Vivan Wolff - wolffcoaching@gmail.com

Tenha uma tradição familiar

May 21, 2016

 

 

Durante a semana nosso café da manhã é sempre corrido. Levantamos muito cedo, rapidamente engolimos alguma coisa e partimos para a escola das crianças. Para contrabalancear essa correria, aos sábados, instituí o “café da manhã em família”. Minha intenção era criar um momento de união e de bate-papo, com uma mesa preparada com carinho para começar o dia. Um momento em que todos estaríamos juntos e sem pressa. Funciona assim: cada um acorda no seu ritmo e, quando o último se levanta – geralmente eu –, descemos e tomamos esse café juntos. Às vezes é mais caprichado, às vezes é menos, mas o principal motivo é sempre estarmos reunidos compartilhando um momento gostoso. Eu achava que, com esse ritual de conversas e risadas, tempo dedicado à família e crepes com Nutella, tinha plantado uma sementinha que deixaria uma boa lembrança na cabeça dos meus filhos. Crianças gostam de rotina e rituais familiares. Eventos ou atividades desse tipo lhes dão segurança e a sensação de que pertencem a algo maior – no caso, a nossa família.

 

O mais legal, porém, foi que, a partir daí, surgiu uma verdadeira tradição com a nossa cara. Minha filha do meio criou o "abraço família”. Quando acontece alguma coisa e sentimos que estamos bem, felizes e curtindo um momento juntos, ela (ou agora qualquer um de nós) fala: “famíliaaaaa!” e abre os braços. Os demais membros do clã se juntam a ela e fazemos um enorme abraço coletivo. É um gesto que nos faz rir, dizer “eu te amo”, ficar pertinho, lembrar que somos a nossa familinha e que é uma delicia fazer parte dela.

 

Essa é a nossa tradição. Nosso abraço não custa nada, não requer planejamento e não tem nada além da celebração de um momento espontâneo. Pode acontecer nas horas mais variadas: quando um de nós vai viajar, quando alguém sentiu saudades, se machucou, tirou uma boa nota ou terminou o café em família do sábado. Não importa a situação, mas quando acontece, inunda a todos de alegria e nos faz sentir parte de uma coisa especial e somente nossa.

 

Então, o que você acha de criar uma tradição familiar? Pode ser qualquer coisa desde que seja simples, sem muito planejamento nem gastos, assim você pode fazer regularmente. Tem que sair do coração, ser divertida e envolver toda a familia. Posso te dar algumas sugestões, mas se você pensar bem, já deve ter alguma rotina que poderia ser chamada de sua, não é?

Please reload

Posts Em Destaque

Pé na estrada.

August 4, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

December 1, 2017

October 26, 2017

October 10, 2017

August 4, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags